quarta-feira, 15 de maio de 2013

E Assim nasce uma sala de jantar - Reformando uma Mesa Tubular e Cobrindo cadeira

Ter um espaço legal para fazer as refeições é algo muito importante, e confesso que no inicio de minha vida a dois, sempre comíamos em frente a TV, no quarto ou na sala, e acabamos achando outra utilidade para as cadeiras da copa, que foram colocadas na lan house junto dos vídeo games e a pobre mesa alem de perder as cadeiras ficou sem tampo pouco tempo depois. E eu nem ao menos sentia falta de uma copa. 
Depois... bem depois, quando reformamos a casa, com o surgimento de mais espaço pudemos pensar na ideia de termos uma sala de jantar. Mas, como se estávamos sem grana... durangos pra chuchu rsrs.

Então vamos reformar, reciclar e arrumar as coisas nessa casa! (Concordamos). Pensei um pouco e fiz os planos, fui a marcenaria e vi a metragem exata do MDF e do compensado com seus respectivos preços e cheguei a uma conclusão. MDF da menos trabalho mas custa bem mais caro. (como meu lema hoje é quanto menos eu gastar melhor rsrs. Vamos de compensado).



O tampo antigo da minha mesa era de 1,20 x 0,80.
Uma folha de compensado mede 2,20 x 1,60 então foi só planejar os cortes, pois nao caberia uma folha inteira no carro. Cortamos em 1,20 x 1,10  / 1,20 x 1,00 / 5 peças de 1,20 x 0,10 e sobrou um pedaço de 0,60 x 1,00. 

A peça de 1,20 x 1,10 Foi parafusada na grade da mesa, com os parafusos colocados de cima para baixo. 




A Peça maior, medindo 1,20 por 1,10 foi centralizada sobre a menor, e parafusada de baixo para cima para que não aparecessem pontas ou cabeças na superfície da mesa.

As faixas de 0,10 foram parafusadas na lateral da parte menor, fazendo uma borda como acabamento.


E vejam quem esta verificando se as metragens estão corretas (Meu amado Ryan rs)





Depois disso foi só  lixar e pintar as pernas com tinta spray.



Meu maridinho me acompanhou em todas as etapas, até na hora de forrar as cadeiras kkk



Pintamos as borrachinhas que ficam nas extremidades das pernas, que evitam atrito, com a mesma tinta.

Para finalizar a mesa usamos um PVC, que parece formica, desses que a gente compra no metro em lojas de marcenaria, e fixamos com cola de contato, que e a mesma cola usada por sapateiros. Usamos também uma fita de PVC nas laterais da mesa, que e presa da mesma forma, com cola de contato. 



Então mesa pronta só faltam as cadeiras... Isso fica para a próxima postagem! 







27 comentários:

  1. Oi Flor;; OLha só que reciclona vc esta me saindo em? rs Ficou muito legal combinou com seu báu..orgulhosa de vcs..vcs pq o maridao tb participou e bastante né? Muito legal essa tranformação né? dah trabalho ? dah sim , mas n tem como executar um trabalhod esses sem investir projeto, material adequado e tempo né? Parabens miguxa!!! arrazou.. bjo grande claudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Claudinha, a participação do maridão foi fundamental! Estou com uma mesinha para adaptar para usar de aparador... acho q faço ainda essa semana em verniz escuro... estou trabalhando neja já... o baú vai ficar na parte de baixo do aparador... meu bauzinho querido...
      Quanto ao investimento gastamos aproximadamente R$ 150,00, mas valeu a pena! Beijo amiga.

      Excluir
  2. Ohhh Neidinha esa mesa de comedor no parece la misma , quedo muy charmosa, me encanta el color que la pinto

    ResponderExcluir
  3. Neidinha ficou ótima sua reforma. Parabéns!

    Edi

    meuladoarteiro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Edimara ... estou indo conhecer seu cantinho! Beijos

      Excluir
  4. Nossa ficou otimo, fiz isso la na casa de praia, usei a base desta mesa e coloquei um tampo só quem bem maior pr comportar bastante pessoas! Reciclar é otimo né! Bjaum

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, reciclar é mesmo excelente, além de deixar as coisas mais bonitas e funcionais dá-nos uma sensação de bem estar... alívio rsrs...Beijos

      Excluir
  5. Menina, tava com saudades de voce!!
    Amei a mesa "nova", ficou um luxo!Parabens!
    Tem noticias da Cris, nunca mais ela postou..
    Bjus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Monica... Que bom q vc gostou... a Cris esta de blog novo, esses dias ela estava estudando para um concurso mas ja esta de volta... olha o link dela ai http://invencionicesdacris.blogspot.com.br/

      Excluir
  6. Oi Neidinha!
    Ficou lindo!!
    Muito prendada... parabéns!
    Já estou te seguindo...
    Beijão!

    "Construindo Minha Casa Clean"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Grazi... tambm te seguindo...aliás seu blog é um charme... quase fico louca com tantas cubas lindas rsrs

      Excluir
  7. Humm que luxoo FLOR!! aodorei o tecido achei muito elegante. Sei que essas forraçõe são cheia de detalhes, de minuscias que vc descobre na hora em q esta executando. Por isso sempre digo para aprender tem q fazer, porque nao dah para vc saber somente lendo o pap. Quando vc esta alí com o material na mão é que vc descobre realmente, que não é tão simples, como as vezes, parece ser, né? e isso é mto legal. Porque vc foi la buscou a informação necessaria e FEZ!! e ficaram lindas!! parabens miguxa..bjo grande

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é minha principa...as peças fundamentais ai foram ... paciência e vontade rsrsr...Beijo minha flor

      Excluir
  8. Nossa Neidinha estou aqui em casa de pé e sou só aplausos pra vc, pode acreditar ,estou encantada com a mesa, o trabalho esta perfeito e de mestre adorei!to!muito!muito!
    Um bj gde!
    Ana
    http://vidacacarecosereciclagens.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ana Claudia...Demoramos a resolver o que fariamos, então quando decidimos nos jogamos rsrs

      Excluir
  9. Adorei! Tava sem saber o que fazer com a minha, os pés da minha mesa estão feios! Amei a idéia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Kelly, quando pintamos tinhamos duas opções e eu gostei mais do preto fosco (sem brilho) pois disfarça melhor algumas imperfeições da peça, pois nao lixamos a mesa, espero ter ajudado. Beijos

      Excluir
  10. Oii, queria saber como você chegou nesse molde pois estou tendo muita dificuldade
    Agradeço
    Bjos, Katy.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Katy, eu parti desta mesma ideia e fui adaptando alguma coisa:
      http://www.portaldeartesanato.com.br/materias/1060/capa+de+cadeira+com+bolsos
      Beijos

      Excluir
  11. Respostas
    1. As minhas estão aqui, embora eu nao tenha registrado o passo a passo:
      http://reciclesuacasa.blogspot.com.br/2013/05/cobrindo-cadeira-tubular-ou-madeira-com.html
      Aqui tem uma ideia de um molde semelhante ao que fui fazendo e costurando.
      http://www.portaldeartesanato.com.br/materias/1060/capa+de+cadeira+com+bolsos

      Beijos espero ter ajudado!

      Excluir
  12. Não entendi a parte de parafusar debaixo para cima...qual o tamanho do parafuso,qual pedaço parafuso na base.Como vcs fizeram as laterais?como pregaram?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá José Carlos, eu deveria ter filmado tudo não é?! seria mais simples de se entender, mas foi assim, cortamos duas tampas de madeira, uma menor e outra maior, a tampa menor parafusamos do ferro para a madeira, com parafusos que se usa em forras de porta, (basta procurar parafusos de forra) a ponta que sobrasse para baixo foi serrada. A tampa maior de madeira foi colocada sobre a menor, então parafusamos no sentido oposto da primeira, com um parafuso um pouco mais curto que o primeiro, para não passar a ponta até o lado de cima, como mostra bem no cantinho na 6ª foto. Quanto as madeiras das laterais prendi com pregos na lateral da tampa menor, elas foram apoiadas na tampa menor de compensado, fazendo seu contorno, preguei todo arredor (poderia ser parafusado, mas pregos foi mais rapido) ao pintar de preto fosco nem da pra ver os preguinhos, na 4ª foto onde aparece também meu filho ao lado da mesa, dá pra ver alguns pregos, um no meio e um em cada canto. Qualquer duvida é só chamar, espero ter ajudado.

      Excluir
  13. TENHO UMA MESA DE FERRO COM O TAMPO DE GRANITO MAIS A ACHO MUITO GRANDE PARA MINHA COZINHA/SALA, E ESTOU PENSANDO EM VARIAS FORMAS DE GANHAR ESPAÇO, JA PENSEI EM VENDER SO A PEDRA DE GRANITO , E COLOCAR VIDRO CORTADO NA MEDIDA CERTA DA BASE DE FERRO, JA PENSEI EM FAZER DOIS APARADORES QUE VIRAM MESA QUANDO UNIDOS POIS ASSIM POSSO ESPALHAR-LOS NOS AMBIENTES GANHANDO ESPAÇO, ACHEI LINDA A SUA MESA , GOSTARIA DE OIPINIÕES
    GRATA

    ResponderExcluir